Serviços Preliminares / Iniciais

Com os projetos desenvolvidos e aprovados, com o orçamento estimado, e ainda com o cronograma físico e financeiro elaborado, e conhecido o prazo de execução e a quantidade de cada serviço, bem como a relação de equipamentos e as instalações mínimas e provisórias necessárias, tem-se condições de dimensionar e dar uma sequência racional das atividades. E em seguida, fazer as instalações iniciais (canteiro, ligações de água, energia, etc.), terraplanagem, locação da obra e assim por diante.

PRINCIPAIS MÃOS DE OBRA  A SEREM UTILIZADAS

¬  Pedreiro, Carpinteiro, Encanador e Ajudante

Esta fase inicial é necessário para o fechamento do perímetro da obra (Muro definitivo ou Tapume), construção de barracões para depósito de ferramentas, vestiário, local de alimentação para os operários, local para o Eng. ou Mestre Obras para leitura e interpretação dos projetos.

Importante nesta fase é fazer as ligações (provisória ou definitiva) de água, luz e esgoto para a obra.

PRINCIPAIS MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

¬  Areia, brita, cimento, madeira, chapa compensada e aqueles necessários as ligações das redes elétrica e hidráulica.

OBS. Nesta fase da obra o terreno ao qual será implantada a obra, deverá sofrer intervenções (Movimentos de Terra > Terraplenagem) necessárias a adaptação do terreno as necessidades construtivas.

No índice apresentado na tabela, não estão inclusos estes serviços, pois o custo será proporcional as intervenções necessárias as condições a que o terreno se encontra.

Voltar

Compartilhe
[Facebook] [LinkedIn] [Twitter] [Windows Live] [Yahoo!] [Email]